quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

[slidemusicalsandro] Imaculada Conceiçao






Angelus
 
Bento XVI: Imaculada, fonte de conforto
Intervenção por ocasião do Ângelus
CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 8 de dezembro de 2010 (ZENIT.org) - Apresentamos a intervenção de Bento XVI nesta quarta-feira, solenidade da Imaculada Conceição, antes de rezar o Ângelus ao meio-dia, com milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.
* * *
Queridos irmãos e irmãs:
Hoje, nosso encontro, por ocasião da oração do Ângelus, adquire uma luz especial no contexto da Solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Na liturgia desta festa, proclama-se o Evangelho da Anunciação (Lc 1, 26-38), que apresenta justamente o diálogo entre o anjo Gabriel e a Virgem. "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!", disse o mensageiro de Deus e, dessa forma, revelou a mais profunda identidade de Maria, o "nome", por assim dizer, com que o próprio Deus a conhece: "cheia de graça". Esta expressão, que é tão familiar para nós desde a infância - pois a pronunciamos cada vez que rezamos a Ave Maria - explica o mistério que celebramos hoje. De fato, Maria, a partir do momento em que foi concebida por seus pais, foi objeto de predileção singular por parte de Deus, quem, em seu desígnio eterno, escolheu-a para ser a mãe de seu Filho feito homem e, portanto, preservada do pecado original. Por esta razão, o anjo se dirige a ela com esse nome, que implicitamente significa: "sempre cheia do amor de Deus", da sua graça.
O mistério da Imaculada Conceição é uma fonte de luz interior, de esperança e consolo. Em meio às provações da vida, especialmente das contradições vividas pelo homem no seu interior e ao seu redor, Maria, Mãe de Cristo, nos diz que a graça é maior do que o pecado, que a misericórdia de Deus é mais forte que o mal e sabe transformá-lo em bem. Infelizmente, todos os dias, nós experimentamos o mal, que se manifesta de muitas maneiras nas relações e nos acontecimentos, mas que tem sua raiz no coração humano, um coração ferido, doente, incapaz de curar a si mesmo. A Sagrada Escritura revela que a fonte de todos os males é a desobediência à vontade de Deus, e que a morte tem dominado porque a liberdade humana tem cedido à tentação do Maligno. Mas Deus não se desanima em seu plano de amor e vida: através de um longo e paciente caminho de reconciliação, preparou a nova e eterna aliança, selada com o sangue de seu Filho, que, para oferecer-se em expiação, "nasceu de mulher" (Gl 4, 4). Esta mulher, Maria, beneficiou-se antecipadamente da morte redentora de seu Filho e, desde a sua concepção, foi preservada do contágio da culpa. Por esta razão, com o seu coração imaculado, Ela nos diz: "Confiai em Jesus, Ele vos salva".
Queridos amigos: hoje à tarde renovarei a tradicional homenagem à Virgem Imaculada, no monumento dedicado a Ela na Praça da Espanha. Com este ato de devoção, eu me faço intérprete do amor dos fiéis de Roma e do mundo inteiro pela Mãe que Cristo nos deu. Confio à sua intercessão as necessidades mais urgentes da Igreja e do mundo. Que Ela nos ajude, acima de tudo, a ter fé em Deus, crer em sua Palavra, sempre recusar o mal e escolher o bem.
[Tradução: Aline Banchieri.
© Libreria Editrice Vaticana]
Envie a um amigo | Imprima esta notícia
top
 
Documentação
 Lindas e profundas as Palavras do Papa
Estava presente e vibrando.
Com amor
Ir. Alice
Discurso do Papa no ato de veneração à Imaculada
Hoje, na Praça de Espanha de Roma
ROMA, quarta-feira, 8 de dezembro de 2010 (ZENIT.org) - Apresentamos, a seguir, um discurso do Papa Bento XVI na tarde desta quarta-feira, durante o tradicional ato de veneração da Imaculada Conceição na Praça da Espanha, em Roma.
* * *
Queridos irmãos e irmãs!
Também este ano, estamos aqui reunidos na Praça de Espanha, em homenagem à Virgem Imaculada, por ocasião da sua festa solene. A todos vós, que viestes em grande número, bem como àqueles que participam por meio do rádio e da televisão, dirijo a minha saudação cordial. Estamos reunidos aqui neste monumento histórico, que hoje está cercado por flores, em sinal de amor e devoção do povo romano pela Mãe de Jesus. E o dom mais belo que oferecemos, o que mais lhe agrada, é a nossa oração, a que carregamos em nossos corações e que confiamos à sua intercessão. São invocações de ação de graças e de súplica: agradecimento pelo dom da fé e por tudo de bom que diariamente recebemos de Deus; e súplica por várias necessidades, pela família, saúde, trabalho e todas as dificuldades que a vida nos faz encontrar.
Mas quando estamos aqui, especialmente nesta celebração de 8 de dezembro, é muito mais importante o que recebemos de Maria, mais do que aquilo que oferecemos. Ela, de fato, oferece uma mensagem destinada a cada um de nós, à cidade de Roma e ao mundo inteiro. Também eu, que sou o Bispo desta cidade, venho colocar-me à escuta, não só por mim, mas por todos. E o que Maria nos diz? Ela fala com a Palavra de Deus, que se fez carne em seu ventre. Sua "mensagem" não é outra senão Jesus, que é toda a sua vida. E graças a Ele e por Ele que Ela é a Imaculada. E, como o Filho de Deus se fez homem por nós, assim também Ela, a Mãe, foi preservada do pecado por nós, por todos, como antecipação da salvação de Deus para cada homem. Então, Maria nos diz que somos chamados a abrir-nos à ação do Espírito Santo, a fim de chegar, em nosso destino final, a ser imaculados, plena e definitivamente livres do mal. Ela nos diz isso com sua própria santidade, com um olhar de esperança e compaixão, evocando palavras como estas: "Não temas, filho, Deus te ama; Ele te ama pessoalmente; pensou em ti antes que viesses ao mundo e te chamou à existência para encher-te de amor e de vida; por isso veio ao teu encontro, tornou-se alguém como tu, converteu-se em Jesus, Deus-Homem, em tudo igual a ti, mas sem pecado; ofereceu-se por ti, até morrer na cruz e, assim, deu-te uma vida nova, livre, santa e imaculada" (cf. Ef 1, 3-5).
Maria nos dá esta mensagem, e quando eu venho aqui, a esta festa, fico impressionado, porque me sinto dirigido à cidade inteira, a todos os homens e mulheres que moram em Roma: também àqueles que não pensam sobre isso, que hoje nem se lembram de que é a festa da Imaculada; a quem se sente sozinho e abandonado. O olhar de Maria é o olhar de Deus sobre cada um. Ela olha para nós com o mesmo amor do Pai, e nos abençoa. Ela age como nossa "advogada" - e assim a invocamos na Salve Rainha: "Advocata nostra". Ainda que todos falassem mal de nós, Ela, a Mãe, falaria bem, porque seu coração imaculado está em sintonia com a misericórdia de Deus. Então, Ela vê a cidade: não como um conglomerado anônimo, mas como uma constelação onde Deus conhece todos pessoalmente, pelo nome, um por um, e nos convida a fazer sua luz brilhar. E aqueles que, aos olhos do mundo, são os primeiros, para Deus são os últimos; aqueles que são pequenos, para Deus são grandes. A Mãe de Deus olha para nós como Deus olhou para Ela, humilde menina de Nazaré, insignificante aos olhos do mundo, mas escolhida e preciosa para Deus. Reconhece, em cada um, a imagem de seu Filho Jesus, embora sejamos tão diferentes! Mas quem mais que Ela conhece o poder da graça divina? Quem melhor do que Ela sabe que nada é impossível para Deus, que pode até mesmo extrair bem do mal?
Esta é, queridos irmãos e irmãs, a mensagem que recebemos aqui, aos pés de Maria Imaculada. É uma mensagem de confiança para cada pessoa desta cidade e do mundo inteiro. Uma mensagem de esperança que não é feita de palavras, mas da sua própria história: Ela, uma mulher da nossa estirpe, que deu à luz o Filho de Deus e compartilhou toda a sua existência com Ele! E hoje nos diz: "Este é também o teu destino, o vosso, o destino de todos: ser santos como nosso Pai, ser imaculados como nosso irmão Jesus Cristo, ser filhos amados, adotados todos para formar uma grande família, sem limites de nacionalidade, cor, língua, porque um só é Deus, o Pai de cada pessoa".
Obrigado, ó Mãe Imaculada, por estar sempre conosco! Velai sempre pela nossa cidade: confortai os doentes, incentivai os jovens, sustentai as famílias. Infundi a força para rejeitar o mal, em todas as suas formas, e escolher o bem, mesmo quando custar e implicar nadar contra a corrente. Dai-nos a alegria de sentir-nos amados por Deus, abençoados por Deus, predestinados a ser seus filhos.
Virgem Imaculada, nossa doce Mãe, rogai por nós!


__._,_.___


Quando Deus leva-lo à borda do precipício, confie Nele plenamente.
Apenas uma das duas coisas vai acontecer; ou Ele vai te pegar quando você cair ou Ele vai te ensinar a voar.
"Eu só posso estar na vida do outro para fazer o bem, para acrescentar; caso contrário, eu sou perfeitamente dispensável."

(Pe. Fábio de Melo)

*  Para enviar mensagens aos associados do grupo, envie um e-mail para:  slidemusicalsandro@yahoogrupos.com.br  
* Para sair do grupo, responda a esta mensagem ou envie um e-mail para:  slidemusicalsandro-unsubscribe@yahoogrupos.com.br 
* Para saber mais sobre o grupo slidemusicalsandro, visite:  http://br.groups.yahoo.com/group/slidemusicalsandro

Saudações,
Moderadores do grupo slidemusicalsandro







Suas configurações de e-mail: E-mail individual |Tradicional
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar para completo
Visite seu grupo | Termos de Uso do Yahoo! Grupos | Descadastrado

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário