terça-feira, 31 de agosto de 2010

[slidemusical®sandro.al:35478] COLETA EM SANTA CRUZ DO SUL(RS)- Medula para Mariana





 
ATENÇÃO!
 
Conseguiremos realizar um cadastro para encontrarmos o doador da medula da Mariana Cuervo Eidt aqui em Santa Cruz!
Em anexo consta o local, dia e horário.
 
A família tem três meses para encontrar um doador. Assim como ela, milhares de pacientes esperam por um transplante para continuar vivendo. Vamos nos unir e ajudá-los?
Para se cadastrar como doador de medula, é só agendar no Banco de Doadores mais próximo (infelizmente nem todas as cidades têm um, mas teremos um dia aqui em Sta Cruz). Lembrem-se que o cadastro é nacional e a doação pode ser feita em qualquer parte do Brasil!
 
Agora o mais importante: precisamos desmistificar a doação de medula. É tudo muito simples, sem cirurgia, sem riscos. Confira:

  • O doador preenche um cadastro e é coletada uma amostra de sangue com  5ml para testes. São esses testes que vão indicar a compatibilidade entre doador e paciente.
  • Caso você seja compatível com um paciente que precisa do transplante, você será consultado para ver se realmente deseja fazer a doação.
  • Se você aceitar ser um doador, o procedimento é simples: uma equipe médica irá avaliar seu estado de saúde. Se estiver tudo bem, a doação poderá ser feita de duas maneiras:
  1. Coleta direta da medula óssea: com uma agulha especial, é retirada uma quantidade de medula (tutano do osso) da região da bacia, equivalente a uma bolsa de sangue. Para que você não sinta dor, é realizada uma anestesia. Todo o procedimento dura em média uma hora. A sensação do doador é semelhante a uma queda ou uma injeção oleosa. Não tem cicatriz, não tem cortes, não tem pontos.
  2. Coleta pela veia: o doador recebe uma medicação por cinco dias, que estimula a multiplicação das células-mãe. Essas células migram da medula para as veias e são filtradas. O processo de filtração dura em média quatro horas, até que se obtenha o número adequado de células. Para o doador, o processo é como uma doação comum de sangue.
Quem decide a melhor maneira de coleta é o médico. O paciente que aguarda por um transplante de medula pode se beneficiar mais com uma das duas formas de doação, dependendo da fase da doença. 
O doador, por ter uma medula sadia e bom estado de saúde, reconstitui o que doou rapidamente e logo volta às atividades normais. 

Gente, vamos nos unir e ajudar não só a Mari, mas tantas pessoas boas que querem e merecem viver. Pra nós não custa nada... para eles, custa a vida! Entre nessa campanha "Todos por um" e vamos ajudar todos eles a escrever um final feliz! Encaminhe esse e-mails aos seus contatos e cadastre-se.
Conto com vocês!
 
Se possível repassem aos seus amigos.

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "slidemusical®sandro.al" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para slidemusical@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para slidemusical+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/slidemusical?hl=pt-BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário